domingo, 30 de junho de 2013

Como tratar o herpes

O herpes é uma doença causada por um vírus chamado Herpes Simplex e afeta principalmente os lábios e a região genital. Seu contágio se dá pelo ato sexual (herpes genital) e contato direto ou indireto da saliva (herpes labial). Estudos indicam que a contaminação por parte do receptor pode estar diretamente ligada à baixa imunidade deste. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia 85% da população brasileira hospeda o vírus do herpes bucal.
Não existe um tratamento que cure completamente essa doença, sendo possível apenas o controle dos seus sintomas. Raramente sua ocorrência é grave porém expira cuidados no caso de uma complicação neurológica.
Herpes labial
O herpes labial, também conhecida como herpes oral, é bastante comum entre a população e normalmente se adquire já na infância principalmente no período escolar. É normalmente benigno e não inspira maiores cuidados além da disseminação da doença que se dá pela saliva.
Pode ocorrer da pessoa infectada só apresentar os sintomas muitos anos após o contágio.
Sintomas
Por consequência da ação do sistema imunológico contra os vírus invasores, é comum a ocorrência de coceiras e manchas vermelhas na região da boca e bolhas que evoluem até se romper causando dores e muito desconforto.
Herpes genital
É visualmente semelhante a herpes labial só que ocorrendo nas partes genitais tanto do homem quanto da mulher e seu contágio se dá no ato sexual. Além de dor local, pode ocorrer febre dores de cabeça, mal estar, dor ao urinar e corrimento. A maioria desses sintomas entretanto são raros sendo mais comum que a infecção passe praticamente despercebida.
É importante que se esclareça que o contágio se dá mesmo quando os sintomas não se apresentam.
Muito raramente essas infecções levam a complicações mais graves porém, se ocorrerem, podem desenvolver a meningite.
Tratamentos
Ainda não existe nenhum tratamento que cure definitivamente o herpes restando portanto apenas os tratamentos sintomáticos.
Depois de diagnosticado o herpes, existem diversos medicamentos tópicos que podem ser administrados para se reduzir futuras complicações. Normalmente esses fármacos produzem bons resultados fazendo com que os sintomas desapareçam completamente em poucos dias.
Para os casos recorrentes, é muito importante que se faça a aplicação do medicamento logo no início em que se perceba a infecção, pois dessa forma o herpes não progride, e se a aplicação for feita 3 ou 4 vezes por dia, é provável que desapareça já no segundo dia de tratamento.
Medicamentos para herpes labial e genital
Aqui estão os mais conhecidos princípios ativos: aciclovir, famciclovir, valaciclovir, penciclovir, entre outros. Por se tratar do mesmo vírus, esses medicamentos servem tanto para o herpes labial quanto para o genital
Lembramos portanto que, qualquer diagnóstico ou prescrição deve ser feito por um médico, pois existem muitos sintomas semelhantes que podem confundir, levando ao tratamento errado.
É importante que se diga que, mais raramente, o vírus do herpes pode atingir diversas outras partes do corpo como: rosto, gengiva, língua, região ao redor dos olhos etc..
ATT: Como Tratar

Nenhum comentário:

Postar um comentário