sábado, 29 de junho de 2013

Como tratar a caspa

Sintomas

Realmente, não é nada agradável estar conversando com alguém e de repente ela começar a olhar para os seus cabelos com aquele ar de reprovação. Se você tem esse problema, sabe que isso é muito chato.
Os sintomas da caspa, ou dermatite seborreica, são bem conhecidos, coceiras, escamações brancas e queda de cabelo são os principais.
Causas
A caspa é o resultado de um desequilíbrio em seu couro cabeludo que podem ser hereditários (muito comum), mas também provocados por diversos fatores externos e internos como:
§  Má alimentação – Consumo excessivo de açúcar e gorduras saturadas pode deixar o couro cabeludo mais oleoso favorecendo o aparecimento de fungos que pioram o estado das escamações.
§  Poluição – Causam o ressecamento da pele, as pequenas partículas de poluição podem penetrar no couro cabeludo aumentando a irritação e consequentemente a escamação.
§  Estresse – Causa desequilíbrios no organismo todo, afeta inclusive os sistemas hormonais e imunológicos, prejudicando a pele e os cabelos e consequentemente aumentando os sintomas da caspa.
§  Produtos químicos – Alguns xampus podem conter produtos químicos agressivos a alguns tipos de couro cabeludo.
Tratamentos
Hoje em dia o tratamento da caspa é bastante fácil e acessível, embora não se possa dizer que é possível curar quem tenha caspa por herança genética, é perfeitamente possível e até fácil mantê-la sob controle.
Em qualquer drogaria ou supermercado encontram-se facilmente xampus específicos para o combate da caspa. Você deve testar qual é o melhor para o seu caso pois alguns podem causar ressecamento em alguns tipos de cabelo.
A seguir, algumas providencias fáceis que podem ajudar a amenizar o problema.
§  Se você usa chapéu ou boné, nunca os use enquanto seus cabelos estiverem molhados, nem vá dormir antes de seca-los bem para evitar a proliferação dos fungos que pioram os sintomas.
§  Mantenha os cabelos livres de oleosidade, não acredite no mito de que não pode lavá-los todos os dias, é importante que os mantenha sempre limpos, principalmente depois de tê-los exposto à poluição ou praticado alguma atividade física.
§  Quando não for usar um produto específico, utilize xampus neutros para não agredir o couro cabeludo.
§  Caso você siga todas as orientações acima e não obtenha bons resultados, é muito importante consultar um dermatologista pois seu caso pode necessitar de um tratamento mais específico.

ATT: Como Tratar

Nenhum comentário:

Postar um comentário