sábado, 29 de junho de 2013

Como Tratar Verrugas


Descrição e sintomas

As verrugas são um tipo de tumor (felizmente benigno) que se desenvolve na pele causada por um vírus chamado “Papiloma Vírus Humano” que causa um desenvolvimento anormal das células da pele. Pequenos ferimentos podem ser a porta de entrada para esse vírus que podem vir de outras pessoas ou de qualquer material contaminado.
Tratamentos
Visto que a maioria das verrugas são assintomáticas, não inspiram cuidados urgentes,  podendo se esperar algum tempo e observar se desaparecem, caso isso não ocorra, pode-se lançar mão de algum tratamento.
Existem alguns produtos farmacêuticos destinados exclusivamente ao tratamento das verrugas, são medicamentos de uso tópico que se aplica diretamente na área afetada provocando o que se chama de “cauterização química”.
Outro procedimento muito comum e eficaz é a remoção da verruga em ambulatórios médicos por meio da eletrocauterização ou usando lazer.
Quando se verifica (muito raramente) que se instalou um câncer, o procedimento cirúrgico é necessário.
A algum tempo vem sendo disponibilizado no mercado um produto que promove a eliminação das verrugas através da crioterapia, que nada mais é que o congelamento da verruga por nitrogênio líquido, podendo ser aplicado pelo próprio paciente.
Tratamento caseiro
Jamais se deve tentar retirar a verruga usando as unhas ou uma lâmina pois poderá piorar a situação espalhando o vírus e aumentando a infestação podendo vir a ser grave.
Um tratamento caseiro que parece já ter sido bastante testado é o uso de uma fita adesiva de boa qualidade sobre o local durante uma semana. A ideia é que a falta de oxigênio mate as células da verruga. Mas, com os recursos que temos hoje disponíveis esse método talvez não seja muito atraente por ser demorado e inconveniente conforme o local onde tenha que se fixar a fita .

Nenhum comentário:

Postar um comentário