sábado, 29 de junho de 2013

Como tratar varizes

Sintomas
As varizes são nada mais que vasos e veias doentes que se apresentam nas pernas dos pacientes, e podem ser desde pequenas ramificações azul-esverdeadas, os populares “vasinhos”, até veias bastante dilatadas tomando uma forma enegrecida trazendo um grande prejuízo estético às pernas de seus portadores.


Causas
  • A herança genética pode predispor a pessoa a desenvolver os sintomas das varizes, portanto, se você tiver alguém na família que sofre desse mal, leia os itens a seguir, pois são os principais fatores do surgimento ou agravamento desse mal.
  •   Obesidade – Este é um dos principais agravantes dos sintomas das varizes, pois quanto maior o peso que as pernas têm que suportar, tanto maior será a pressão sobre os vasos sanguíneos, aumentando sua dilatação.
  •   Fumo – Estudos comprovam que o tabagismo danifica a parede dos vasos tornando-os mais susceptíveis ao desenvolvimento das varizes.
  •   Sedentarismo – Quanto mais nos movimentarmos melhor será nossa circulação sanguínea. Se alguém estiver no grupo de risco para o desenvolvimento de varizes, certamente terá problemas se não praticar alguma atividade física.
  •   Atividades estáticas – Duas atividades estáticas muito nocivas aos portadores de varizes ou mesmo àqueles propensos a desenvolvê-la são as atividades em que a pessoa fica muito tempo em pé, como balconistas, caixas etc., ou aquelas em que se ficam muitas horas sentadas. As duas atividades desfavorecem a plena circulação sanguínea nos membros inferiores.
  •   Anticoncepcionais – Estudos indicam que as alterações hormonais causadas por esses medicamentos favorecem o desenvolvimento de varizes.
  • Tratamentos
    Antes de abordarmos os procedimentos cirúrgicos vamos explanar melhor alguns itens dos parágrafos anteriores.
    Logo de início, tanto o portador quanto àquele geneticamente predisposto a desenvolver varizes, devem começar a se exercitar.
    O mais indicado, ao menos inicialmente, são as caminhadas. Posteriormente quando já se estiver com uma boa resistência, pode-se buscar atividades de maior desgaste calórico.
    Quanto aos fumantes, nem é preciso dizer. Ao pararem de fumar as pessoas ganham muitos outros benefícios além de diminuírem os riscos de varizes e tromboses. Elas certamente terão sua expectativa de vida aumentada em muitos anos, tanto em quantidade quanto em qualidade.
    Para as mulheres que têm grande possiblidade de desenvolverem varizes e principalmente para aquelas que já apresentam alguns sintomas o melhor é que procurem outros métodos contraceptivos ao invés dos anticoncepcionais.
    Sempre ao se deitar deve-se procurar manter as pernas mais altas que a cabeça, pelo menos algumas horas por dia.
    Existe no mercado um tipo de meia, própria para esse fim, que comprime as pernas ajudando na circulação, deve-se consultar um especialista para saber qual é o melhor tipo para cada caso.
    É comum o uso de alguns diuréticos por portadores de varizes, mas deve se tomar muito cuidado, pois nenhum deles é indicado para ser administrado por um período muito longo.
    Tratamentos invasivos
    Existe uma grande variedade de tratamentos invasivos, cirúrgicos ou não, que se destinam ao tratamento das varizes, a seguir os mais usuais.
    §  Cirurgia – Nesse caso a veia é extirpada para fora através de uma pequena incisão, normalmente os resultados estéticos pós-cirurgia são muito bons pelo fato das incisões serem muito pequenas.
    §  Ablação via cateter – Um cateter é inserido dentro da veia e a destrói através de radiofrequência ou laser (neste caso chamado de laser intravenoso, diferentemente da tradicional cirurgia a laser).
    §  Lazer- Consiste em direcionar um feixe de laser para cauterizar a veia doente sem a necessidade de qualquer incisão ou infiltração de agulhas.
    §  Escleroterapia – O médico injeta uma substância que provoca a obstrução total da veia causando sua destruição por falta de irrigação sanguínea. Após a morte da veia, esta é absorvida e eliminada pelo organismo.
    Sempre vale a pena lembrar que, caso você tenha alguém na família com esse mal e já começam aparecer alguns sintomas que lhe incomodam, procure um angiologista ou cirurgião vascular o mais rápido possível, pois quanto mais cedo se faz um diagnóstico e o tratamento, tanto melhor serão os resultados.
    ATT: Como Tratar

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário