segunda-feira, 8 de julho de 2013

Como tratar o mau hálito

Porque temos mau hálito?
A halitose pode ter diversas causas que vão desde uma higiene bucal deficiente até algum problema crônico de saúde.
Incrivelmente, esse problema tão comum não encontrava soluções satisfatórias junto a nossa medicina até a pouco tempo devido ao pouco interesse da ciência por esse assunto. Hoje porém, já é possível encontrar profissionais gabaritados que cuidam quase que exclusivamente desse problema.
Causas
§  Má higiene bucal – Não é novidade para ninguém que uma escovação deficiente dos dentes causa mau hálito devido a fermentação dos restos de alimentos que ficam depositados entre os dentes.
§  Infecções – As infecções das gengivas (gengivite) e das amídalas (amidalite) além das afecções do esôfago e estômago normalmente são causadores do mau hálito.
§  Fumo
§  Excesso de bebida alcoólica
§  Excesso de proteínas
§  Deficiências vitamínicas
§  Qualquer alteração do organismo que cause a diminuição da produção de saliva.
Na verdade esses são apenas alguns exemplos pois os motivos tanto diretos quanto indiretos que causam o mau hálito são muitos e não poderiam ser todos mencionados aqui, porém os acima citados são sem dúvidas os mais comuns.
Tratamentos
É claro que, se o seu problema de mau hálito não puder ser resolvido por pelas providências que serão descritas aqui, um médico deverá ser consultado pois o problema pode ser mais complexo, e sendo assim precisa ser diagnosticado por um profissional, porque o problema pode ser mais sério.
A primeira providência é sem dúvida caprichar na higienização bucal escovando os dentes após cada refeição, não se esquecendo de usar o fio dental pelo menos duas vezes ao dia. Algo muito importante e que é pouco observado é a escovação adequada da língua para se livrar do excesso de saburra, que é aquela mancha esbranquiçada que se forma sobre a língua e que, em excesso pode causar o mau hálito.
Ao contrário do que muita gente imagina os enxaguantes bucais na maioria das vezes não resolvem o problema do mau hálito podendo em alguns casos até piorá-lo, devendo por isso serem usados com muito cuidado.
Não abusar do café e de bebidas alcoólicas ajuda bastante.
Beber muita água ajuda na limpeza interna e no equilíbrio do organismo para que este funcione adequadamente, não criando assim acúmulo de elementos que causam mau hálito no caso de refluxo gástrico.
Não consumir proteínas além do necessário, para esse caso seria importante consultar um nutricionista.
Procurar manter uma alimentação equilibrada com um consumo abundante de frutas, legumes e verduras.
Se tomadas as providências citadas acima, na maioria dos casos os resultados são bastante satisfatórios, entretanto, se o problema persistir deve-se procurar um médico pois talvez seja necessário que se façam alguns exames específicos como a halimetria, que mede a intensidade do hálito e a sialometria, que mede a quantidade de saliva.
Em casos mais graves o tratamento pode durar de três a seis meses.

ATT: Como Tratar

Nenhum comentário:

Postar um comentário