sábado, 29 de junho de 2013

Como tratar psoríase

Sintomas
A psoríase é uma doença crônica da pele, que pode apresentar desde leves manchas em uma pequena área, até escamações extremamente agressivas por todo o corpo, que muitas vezes causam coceiras. Quando acometem o couro cabeludo chega a ser confundida com a caspa.
Muitas pessoas confundem a psoríase agressiva com a lepra mencionada na bíblia, realmente essa confusão era muito comum até o séc. XVII mas hoje em dia sabe-se que são doenças diferentes embora muitas vezes com sintomas parecidos. Em levítico, existe uma longa recomendação para se diagnosticar qualquer doença de pele até se chegar a conclusão se era lepra ou não. Um fato importante a se observar é que, se a pessoa fosse diagnosticada leprosa, deveria ser retirada para um local isolado até que ficasse curada. Este fato é importante por provar que não se tratava de psoríase pois a psoríase não tem cura nem mesmo em nossos dias, ademais os portadores de psoríase não precisam ficar isolados, pois a doença não é contagiosa. Mencionei estes fatos relacionados à bíblia apenas porque ainda existem muitas pessoas que têm preconceitos em relação aos portadores dessa doença.
Causas
Apesar de todo o conhecimento científico atual, ainda não se sabe ao certo o que causa a psoríase. O que é certo é que ela causa alterações no sistema imunológico, de modo que o organismo ataca suas próprias células saudáveis da pele, que tenta uma reparação desenfreada formando um ciclo infindável de destruição e tentativa de reparação que tem como resultado o excesso de escamação.
As células da pele se formam inicialmente nas camadas mais profundas e vão submergindo conforme as células superficiais vão morrendo, o problema no caso dos portadores da psoríase é que, no caso deles, esse processo é acelerado em cerca de dez vezes.
O fator hereditário parece existir, embora em muitos casos a doença se manifeste sem que se tenha registrado um só caso na família.
Tratamentos
Embora a psoríase não tenha cura, existem diversos medicamentos indicados como paliativos, ou seja conforme o caso pode tornar os sintomas praticamente imperceptíveis.
Todos os medicamentos devem ser prescritos por um médico especialista pois a automedicação nesses casos (ou em qualquer outro), pode trazer consequências graves. A seguir, uma listados principais medicamentos usados para o tratamento da psoríase:
Metotrexato, Calcipotrieno, Ciclosporina, Cortizona, alguns tipos de esteróies, Etretinato, Isotretinoína, Antralina, entre outros.
Tratamentos alternativos
§  Muito se pode fazer para aliviar os sintomas da psoríase com recursos simples e baratos porém é importante que esses tratamentos sejam feitos como auxiliares aos indicados pelo médico.
§  Hidratação – a pele deve ser mantida sempre bem hidratada com cremes à base de alcatrão ou de corticoides, se indicado por um dermatologista.
§  Banhos de sol – os banhos de sol pela manhã e a tarde expondo as áreas afetadas são benéficos para a pele pois os raios ultravioleta ajudam a eliminar micro-organismos que causam a coceira.
§  Banhos – com banhos frequentes, com a pele úmida é mais fácil se livrar das escamações de modo indolor.
§  Produtos neutros – deve-se optar por produtos de higiene neutros ou suaves para não provocar irritações nas partes afetadas.
§  Cobertura com plástico – Periodicamente deve-se cobrir a área afetada com papel filme, um tipo de plástico muito usado para embalar alimentos, facilmente encontrado em supermercados. Para fazer esse procedimento juntamente com alguma aplicação tópica, é recomendável que se pergunte ao médico se aquele medicamento pode ser usado nesses casos.
§  Umidificador – Se possível, nos dias mais secos é recomendável que se faça uso de umidificadores de ar nos ambientes em que se passa mais tempo dentro da casa.
§  Babosa – cerca de 30 min. antes do banho é bastante proveitosa a aplicação da polpa da babosa nas partes mais afetadas.
§  Alimentos – procurar sempre que possível consumir alimentos ricos em betacaroteno que são todos os alimentos naturais de cor amarelo-alaranjado.
§  Compressas - compressas com chá de bardana ou urtiga após o banho ajuda na recomposição e relaxam a pele.

Se seguidas todas essas recomendações, os portadores de psoríase poderão certamente levar uma vida normal, sentindo o mínimo possível de desconforto e em certos casos, tornar a doença imperceptível.

ATT: Como Tratar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário