terça-feira, 11 de junho de 2019

Como Tratar a Gastrite

A gastrite certamente está entre os acometimentos mais comuns entre a sociedade moderna, pelo fato deste mal, entre outros fatores, estar muito relacionado com as agitações tão presentes em nossos dias, que infalivelmente estão associadas a estresses e esgotamentos, tanto físicos quanto mentais.

Sintomas

O principal sintoma da gastrite é a famosa “queimação” que pode ser sentida desde o estômago mas principalmente no médio esôfago chegando até as mucosas da garganta. Regurgitações também são muito comuns, acompanhada de dor e de um desconforto estomacal.

Causas

Além de diversos fatores que incluem uma predisposição genética, o que mais deve se levar em conta é a alimentação, pois ela está diretamente ligada com o comportamento estomacal e a produção de enzimas e ácidos que precisam estar em equilíbrio para uma perfeita digestão, caso contrário, uma produção descontrolada de suco gástrico pode afetar a mucosa que envolve a parede do estômago deixando-o desprotegido. Esse ácido em excesso pode comprometer a estrutura do tecido a ponto de feri-lo e até causar uma inflamação em casos mais graves, o que provoca, além dos desagradáveis sintomas já mencionados, muito mais sofrimento.
É sabido há tempos que o fator emocional, como nervosismo ou irritação excessiva contribui grandemente para uma maior produção desse ácido estomacal, e que no caso de já se ter a manifestação da gastrite os sintomas podem se agravar.

Prevenção

A prevenção mais segura e infalível é certamente cuidar da alimentação, diminuindo a ingestão do que pode causar um desequilíbrio no processo digestivo, evitando ao máximo o consumo de frituras, churrascos muito engordurados, condimentos muito picantes que podem irritar o estômago, refrigerantes, embutidos, conservas, lanches em lanchonetes e bebidas alcoólicas. É bom também evitar ingerir água logo após as refeições e não exagerar no consumo de chocolates ou alimentos que contenham gordura hidrogenada. É sempre importante comer moderadamente de devagar, mastigando bem a comida antes de engolir, facilitando assim a digestão.
O fumo é outro fator totalmente proibitivo para quem tem problemas estomacais, e é de grande valia, caso haja a possibilidade, de se evitar aborrecimentos e preocupações. A prática de exercícios físicos moderados, e bem orientados, favorece muito para uma rápida recuperação.

Tratamento

Somente pelo fato de se seguir as recomendações acima já se estará fazendo praticamente todo o tratamento, somente precisando recorrer a antiácidos, antibióticos ou outros tratamentos em casos mais graves, e sempre com orientação médica. Os casos mais graves devem ser tratados com medicamentos, e o diagnóstico normalmente é dado após um exame de endoscopia, mas mesmo assim os conselhos acima normalmente são aconselhados pelo médico.
Um tratamento natural que sempre dá ótimos resultados é o chá de espinheira santa, que pode ser encontrado em qualquer casa de produtos naturais e até mesmo em farmácias. A espinheira santa não tem efeitos colaterais, e se usada adequadamente reduz a acidez estomacal eliminando os sintomas e favorecendo ao organismo uma rápida recuperação da mucosa.

Seguindo estas recomendações a gastrite é perfeitamente curável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário